Lista alimentos ricos em Proteína

O consumo de proteína é importante para qualquer pessoa,  especialmente para os praticantes de musculação já que a proteína é responsável diretamente pela construção dos músculos, pensando nisso preparamos esta lista com alimentos ricos em proteína, além disso você pode conferir também o valor biológico desses alimentos.

A quantidade de proteína necessária e recomendada para cada pessoa varia bastante e até hoje não se tem um consenso sobre o assunto, no geral a recomendação para para os praticantes de musculação é que se coma algo entre 0,4 a 0,8 gramas de proteína por kg, esse valor depende de quais são seus objetivos na academia. Tenha em mente que o seu corpo só é capaz de processar uma certa quantidade de proteína então se você comer proteína demais ela será simplesmente “jogada fora”. Então não exagere.

Lista de Alimentos Ricos em Proteína

 Alimento   Proteínas por 100/g Relação caloria/proteína Valor Biológico*
Carnes Vermelha* 21/g 1g de proteina para 5.3 calorias 80
Quinoa 14/g 1g de proteína para 26 calorias 75
 Peito de Frango  30/g 1g de proteína para 4.5 calorias 79
 Peixes ( atum, salmão, Linguado)  26/g 1g de proteina para 4.5 calorias 83
 Queijo Mussarela (light)  32/g 1g de proteina por 4.7 calorias 80 – 90
 Lombo de Porco 25/g 1g de proteína por 5.2 calorias 93
 Nozes 15/g 1g de proteína por 43 Calorias n/e
 Vitela  24/g 1g de proteina por 7 calorias 80
 Proteína de Soja  52/g 1g de proteina por 6.6 calorias 74
 Tofu  8/g 1g de proteina por 9.5 calorias n/e
 Castanha do Para  14/g 1g de proteina por 46 calorias n/e
 Ovo Cozido  13/g 1g de proteína por 4 calorias 94 – 100

n/e = Não encontramos a informação em lugar nenhum, se você souber por favor deixe um comentário.

*Carnes vermelhas no geral, são uma excelente fonte de proteína, o número de proteínas varia dependendo do corte, mas no geral é de 21g.

O número de proteína pro sí so, apesar de ser importante não pode ser a única coisa levada em consideração na hora de se fazer uma dieta, pois todos os alimentos tem um Valor Biológico diferente.

Valor biológico é a escala de graduação usada para determinar se determinada fonte nutricional é usada por um organismo e com determinada eficiência, com destaque para a corpo humano. É uma escala particularmente aplicada na comparação de proteínas para a nutrição humana. Quanto maior for o valor biológico, mais aminoácidos e nitrogênio o organismo irá reter. Wikipedia

Em outras palavras, quanto maior o valor biológico de um alimento, mais bem aproveitado ele será pelo corpo, para se ter uma ideia, em média uma Whey Protein Isolada tem o valor biológico de 134.5, já a Whey Protein concentrada, tem algo em torno de 104, entre os alimentos naturais, o Ovo é o grande campeão e tem um valor biológico de 100.

Muita gente acredita que comer proteína demais faz mal (ironicamente muitas dessas pessoas, estão acima do peso e tem uma dieta extremamente rica em Carboidratos e não parecem se importar com isso ), a verdade é que isso não passa de uma GRANDE MENTIRA baseado em uma verdade, para uma pessoa saudável a proteína e benéfica e não faz nenhum mal, o que acontece é que proteína pode fazer mal para pessoas que sofrem de insuficiência renal, e esses sim, tem que tomar cuidado com o tanto de proteína que ingerem, mas se você está saudável a proteína não irá te fazer nenhum mal.

Tem dúvidas ou dicas, sobre os alimentos proteicos, deixe um comentário abaixo.

 

Péssimo!Ruim!Normal!Bom!Ótimo! (2 votos, média: 3,00 de 5)
Loading...
    1. Pf Paulo fevereiro 6, 2014
    2. João abril 1, 2014
    3. Sand Def julho 8, 2014
    4. Renan Souzass março 7, 2016
      • Danilo Jordanio fevereiro 28, 2017

    Add Your Comment

×
Curta no Facebook
Não obrigado
×
Gostou do Artigo?
Compartilhe no Facebook
Não obrigado.